PUVA e NB-UVB continuam sendo um tratamento antipsoriático eficaz; Pesquisa de maio de 2021

Conclusões: PUVA e NB-UVB continuam a ser um tratamento antipsoriático eficaz;

Introdução: A banda estreita ultravioleta B (NB-UVB) e psoraleno-ultravioleta A (PUVA) continuam sendo terapias antipsoriáticas baratas e eficazes adotadas mundialmente com diferentes protocolos de frequência. Nosso objetivo foi avaliar sistematicamente as evidências sobre os efeitos de diferentes protocolos de frequência de fototerapia no tratamento da psoríase.

Aquisição de evidências: Usamos os seguintes termos, a saber, "fotoquimioterapia", "fototerapia", "psoríase", "UVB", "UVA" e "terapia ultravioleta", para pesquisar os bancos de dados Cochrane Controlled Register of Trials, MEDLINE e Embase em agosto 1, 2019. Organizamos os resultados usando um diagrama PRISM e analisamos os riscos de viés com a ferramenta RoB-2.

Síntese de evidências: Foram incluídos cinco ensaios clínicos randomizados (ECRs) sobre PUVA oral e três ensaios clínicos randomizados sobre NB-UVB. Os cinco estudos sobre PUVA incluíram um total de 1.452 pacientes com psoríase em placas e não encontraram diferença significativa na eficácia comparando protocolos de duas versus três versus quatro vezes por semana. Os três estudos sobre NB-UVB incluíram um total de 248 pacientes com psoríase em placas. Não foram relatadas diferenças na eficácia na comparação de diferentes frequências na entrega de NB-UVB, ou seja, duas vezes contra três vezes por semana, duas vezes contra quatro vezes por semana e três vezes contra cinco vezes por semana. Embora os protocolos com maior frequência de tratamentos por semana tenham alcançado a depuração mais rapidamente do que os de menor frequência, eles não diferiram em termos de eficácia.

https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/33982550/