Combinação de carboxiterapia com ultravioleta B de banda estreita no tratamento de áreas recalcitrantes de vitiligo: um ensaio clínico randomizado

A combinação de carboxiterapia com NB-UVB leva a maior porcentagem de repigmentação e satisfação dos pacientes em comparação à monoterapia com NB-UVB.

A carboxiterapia tem sido utilizada no tratamento de doenças autoimunes da pele, como psoríase e morfeia. A carboxiterapia tem efeitos antioxidantes e leva a uma melhor oxigenação dos tecidos e liberação de fatores de crescimento. Neste artigo, decidimos avaliar a eficácia da carboxiterapia combinada e ultravioleta B de banda estreita (NB-UVB) em comparação com NB-UVB sozinho no tratamento do vitiligo. Este é um estudo comparativo duplo-cego prospectivo, de corpo dividido, realizado em pacientes com vitiligo generalizado estável em áreas acrais e extremidades encaminhados à clínica de dermatologia do hospital Afzalipour na Universidade de Ciências Médicas de Kerman. O NB-UVB foi realizado três vezes por semana em dias não consecutivos durante 4 meses. Em cada paciente, uma lesão foi tratada aleatoriamente com carboxiterapia (sessões semanais totalizando 16 sessões). A eficácia do tratamento foi avaliada pela porcentagem de repigmentação das lesões. O teste do qui-quadrado e o teste de análise de variância (ANOVA) foram usados ​​para comparar a eficácia do tratamento com base nas características demográficas dos pacientes e nas características clínicas das lesões, respectivamente. Vinte e oito pacientes com idade média de 32,35 ± 7,37 anos completaram o estudo. Ao final do tratamento, 37% dos pacientes do grupo de terapia combinada apresentaram melhora superior a 75% em comparação a 0% no grupo de monoterapia (p = 0,001). Não houve diferença significativa entre as características demográficas dos pacientes (idade, sexo e fototipos de pele) ou duração da doença com eficácia do tratamento em ambos os grupos. A combinação de carboxiterapia com NB-UVB leva a maior porcentagem de repigmentação e satisfação dos pacientes em comparação à monoterapia com NB-UVB.

https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/34820974/