A terapia NB-UVB é eficaz para aliviar o estresse psicológico e melhorar a qualidade de vida dos pacientes com vitiligo.

Impacto da radioterapia ultravioleta B de banda estreita na qualidade de vida de pacientes com vitiligo

Conclusão: A terapia NB-UVB é eficaz para aliviar o estresse psicológico e melhorar a qualidade de vida de pacientes com vitiligo.

Objetivos: Pacientes com vitiligo experimentam estresse emocional e psicológico durante a terapia de longo prazo. Os efeitos psicossociais debilitantes desta doença na qualidade de vida dos pacientes estão bem documentados. Este estudo avalia o efeito da introdução da terapia ultravioleta-B de banda estreita (NB-UVB) na qualidade de vida de pacientes com vitiligo em Almadinah Almunawwarah, KSA.

Métodos: Trinta e oito pacientes do principal centro de dermatologia do Hospital Ohud, Almadinah Almunawwarah, foram entrevistados entre junho de 2017 e março de 2019 usando o questionário Dermatology Life Quality Index (DLQI). As entrevistas foram realizadas antes e um ano após o curso da terapia NB-UVB, que foi adicionada como uma nova modalidade de tratamento ao regime terapêutico básico de medicamentos tópicos.

Resultados: A resposta dos pacientes à terapia do vitiligo foi positiva. A pontuação geral de satisfação do paciente em relação à terapia NB-UVB foi tão alta quanto 9,1 em 10. A pontuação geral inicial do DLQI (5,67 ± 0,90) diminuiu acentuadamente após a terapia NB-UVB (3,08 ± 0,56), indicando uma melhora significativa. A adesão dos pacientes às consultas de acompanhamento também melhorou.

https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/34899128/