A adição de pomada de calcipotrieno pode melhorar a eficácia da fototerapia UVB direcionada

Conclusão: A adição de pomada de calcipotrieno pode melhorar a eficácia da fototerapia UVB direcionada no tratamento da psoríase em placas.

Introdução: O UVB direcionado e o calcipotrieno tópico têm sido frequentemente usados ​​no tratamento da psoríase, mas o efeito conjunto do calcipotrieno e do UVB direcionado tem sido controverso.

Objetivos: O objetivo deste estudo foi avaliar sistematicamente se a eficácia do uso combinado de UVB direcionado e calcipotrieno é superior ao UVB direcionado sozinho.

Métodos: Realizamos revisão sistemática e meta-análise de ensaios clínicos randomizados (ECRs) em pacientes com psoríase em placas por meio da busca das palavras-chave definidas nas bases de dados PubMed, EMBase e Cochrane Central Register. A diferença média combinada da mudança relativa do Índice de Área e Gravidade da Psoríase (PASI) (%) foi estimada usando um modelo de efeito aleatório. A qualidade dos estudos incluídos e o viés de publicação foram avaliados usando a escala de Jadad e o teste de Egger, respectivamente.

Resultados: Um total de cinco ECRs incluindo 182 pacientes foram incluídos na revisão sistemática. A diferença média da alteração relativa do PASI (%) entre a terapia combinada versus o UVB direcionado sozinho foi de -22,68 (IC 95%: -37,12 a -8,24; p = 0,002). O viés de publicação não foi suportado pelo teste de Egger (p = 0,424).

https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32419530/